Alimentação e Nutrição x Dieta

Alimentação e Nutrição

Antes de mais nada, para falarmos em alimentação e para termos uma vida mais saudável e consequentemente mais feliz, temos que pensar em termos de nutrição.

Tabela de vitaminas

“Quando falamos em nutrição, podemos defini-la como processos que vão desde a ingestão dos alimentos até à sua absorção pelo nosso organismo. Os seres humanos são seres heterotróficos e onívoros, ou seja, alimentam-se de outros organismos e mantêm uma alimentação muito variada, composta de produtos de origem vegetal e animal.”

Como deve ser a nossa dieta diária

Se pensarmos em termos fisiológicos, uma dieta balanceada é constituída de proteínas, vitaminas, sais minerais, água, carboidratos e lipídeos. Esses itens são as fontes de energia e matéria-prima para o bom funcionamento das células.

Mas se pensarmos num sentido holístico, a nutrição é importante recurso para um vida plena e repleta de significado, pois uma pessoa bem alimentada e com bons índices de nutrientes no organismo, provenientes de uma alimentação equilibrada, vai gerar um indivíduo mais consciente e mais preparado para enfrentar as dificuldades e também mais atuante no meio em que vive. A nutrição e a boa alimentação influenciam de forma importante e conclusiva para o organismo como  um todo.

Como o organismo funciona em termos nutricionais

O organismo produz a maioria das substâncias de que necessita, através de reações químicas que acontecem a partir dos nutrientes que ingerimos. Mas isso, apenas, não é o suficiente. Existem outras substâncias nutritivas necessárias, que não são produzidas pelo nosso organismo.

Essas substâncias são chamadas de nutrientes essenciais. Quais sejam:  vitaminas e também os chamados aminoácidos, tais como isoleucina, leucina, valina, fenilalanina, metionina, treonina, triptofano e lisina, chamados de aminoácidos essenciais, que também são utilizados pelo organismo na fabricação de suas próprias proteínas – aminoácidos plásticos.

As proteínas estão em alimentos como carne, leite, queijos e outros alimentos de origem animal, mas que também podem ser obtidas através de proteínas vegetais como, por exemplo, o grão de bico. Veja uma lista de fontes proteicas de origem vegetal aqui. Não esquecendo que tudo em excesso é prejudicial à saúde e que o consumo em excesso de produtos de origem animal pode causar sérias dificuldades ao organismo.

“As vitaminas são substâncias orgânicas consideradas como nutrientes essenciais. São substâncias necessárias em pequenas quantidades, mas que influenciam muito no bom funcionamento do nosso organismo. A maior parte das vitaminas auxilia as reações químicas catalisadas por enzimas e a sua falta causa sérios prejuízos ao organismo. Os sais minerais são nutrientes inorgânicos muito importantes para o bom funcionamento do organismo de todos os seres vivos e a falta de alguns desses minerais pode prejudicar o metabolismo.”

Vitaminas

Sobre a água

Água, fonte de vida!

A água não é um nutriente, mas é fundamental para a vida. Além de sua ingestão na forma líquida, há também a água ingerida quando nos alimentamos, pois ela faz parte da composição da maioria dos alimentos.

Uma fração significante do corpo humano é composta de água. Cerca de 75% do peso de um músculo é composto por água. O sangue por sua vez contém 95% de água, a gordura corporal 14% e o tecido ósseo 22%. O corpo humano possui cerca de 65% de água em homens adultos e 60% em mulheres adultas.” Wiki.
Mas veja bem, como já foi dito acima, tudo em excesso faz mal. Água demais também faz mal. Todos os alimentos contém certa quantidade de água, portanto, se a nossa dieta se constitui de legumes, frutas, verduras e outros alimentos que também possuem água, como chás, sucos, sopas, cremes, entre outros, a quantidade de água ingerida diminui. Veja o que recomendam os nutrólogos – médicos especializados em nutrição. Como eles dizem, é necessário um mínimo de água livre, ou seja, água pura, sem a adição de chás, sucos ou chimarrão diariamente.
Veja outras informações relevantes apresentadas pelo programa Bem-Estar da Rede Globo, a respeito da importância da água para a saúde. O programa é antigo e os vídeos já não estão mais disponíveis, mas as informações são atemporais e muito significativas para o bom funcionamento do organismo.

Outros nutrientes importantes para o organismo

Outros nutrientes orgânicos muito importantes para os organismos vivos são os carboidratos, os chamados glicídios e os lipídios, as gorduras. Esses nutrientes têm a função de fornecer energia para as células e por isso podem ser chamados de nutrientes energéticos. Lembrando que não é somente o excesso de açúcares que causa o diabetes. O excesso de carboidratos, por exemplo, pode causar diabetes do tipo 2 e o excesso de gorduras pode causar, além de obesidade, acúmulo do mau colesterol, hipertensão, doenças cardiovasculares e aterosclerose.

Outra observação digna de nota é que para que seja feita a correta absorção dos nutrientes é necessário que algumas combinações de vitaminas e minerais aconteçam no organismo. Essa absorção ideal é feita através da ingestão de alimentos combinados. Por exemplo: para que nós tenhamos um absorção ideal de ferro, é preciso ingerir vitamina C. Então procure combinar os alimentos.

O feijão, rico em ferro, deve vir acompanhado de uma limonada, pois o limão contém mais princípios ativos para esse efeito do que a laranja. Outro exemplo. Par uma absorção ideal de cálcio é preciso ingerir vitamina K, presente nos alimentos verde-escuros como o espinafre, a couve e o brócolis, entre outros, e exige, ainda, a presença da famosa vitamina D – obtida através do banho de sol, de preferência com pernas e braços descobertos e sem o uso de óculos escuros. 15 minutos diários já são suficientes.

Sem esquecer  de mencionar que a vitamina D – ou hormônio – também é necessária para muitos processos do organismo, inclusive para o repouso e o sono – melatonina – lembrando que um mínimo de 6 a 8h de sono diárias são importantíssimas para a boa nutrição do organismo.

Como a prática da Aromaterapia pode auxiliar a nutrição

Prática da Aromaterapia

A Aromaterapia pode contribuir com a nutrição e a boa alimentação. Existem óleos essenciais que auxiliam no equilíbrio do organismo. O óleo essencial de limão é um dos mais importantes, pela boa concentração de d-limoneno, mas muito mais pela combinação de seus princípios ativos. Mas temos ainda o óleo essencial de grapefruit com uma grande quantidade de d-limoneno, componente químico que auxilia na diluição das gorduras. Outros óleos essenciais de cítricos que possuem o d-limoneno são os de laranja (todas as variedades), bergamota, lima da pérsia, lima tahiti, mandarina e yuzu. Saiba mais no curso online O Potencial Curativo dos Óleos Essenciais de Cítricos no Dandelion EAD.

Os óleo essenciais de hortelã pimenta e o de pimenta negra (pimenta do reino) auxiliam na ativação da circulação sanguínea, promovendo aumento da oxigenação do organismo, o primeiro atuando no sistema digestivo e o segundo no sistema circulatório.

Os óleos essenciais de canela e de gengibre CO2 atuam na termogênese, promovendo queima de calorias e ativando o metabolismo. E o Absoluto de Cacau, obtido das sementes do cacau, promove saciedade, diminui a ansiedade e, consequentemente, o apetite. Traz felicidade e tranquilidade.

O homem como ser hominal

O homem é um ser hominal. Ele tem dentro de si os 3 reinos da natureza: o animal, o vegetal e o mineral. Por essa razão é que devemos ter na nossa dieta alimentos de origem animal e vegetal e também os minerais. A energia dos alimentos possibilita uma vida plena e feliz e o equilíbrio entre os 7 corpos espirituais. Lembre-se disso!

Para saber mais…

Curso de Apometria

Naturopatia

Introdução à Aromaterapia

Fonte de pesquisa do texto:  Paula Louredo, Graduada em Biologia

Jornal de Aromatologia da Laszlo

Acesse a edição completa online e o artigo em Jornal de Aromatologia LASZLO 8ª edição.

SERVIÇO

ONDE

Dandelion  Espaço Terapêutico

Av. Júlio de Castilhos, 1259 – salas 1006/07

Bairro N. Sra. de Lourdes

Caxias do Sul – RS

95010-003

Telefone: 54 3066-7348

Celular/WhatsApp: 54 99703-4874

 

*Aceitamos todos os cartões de crédito.

*Inclusive Banrisul e Elo
Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *