O que são Óleos Essenciais?

 

A alma das plantas!

Óleos essenciais são os componentes orgânicos responsáveis pelo perfume das plantas aromáticas!Obtidos através de processos de extração como a destilação a vapor, são encontrados em pequenas bolsas – glândulas secretoras – existentes na superfície de folhas, flores ou no interior de talos, cascas e raízes. Altamente voláteis, espalham-se rapidamente pelo ar. Os óleos essenciais são recursos terapêuticos e fonte de pesquisas na Aromaterapia; e principal foco de estudo da Aromatologia.

O que são Óleos Essenciais

 

São de grande complexidade química, visto que contém em sua composição, às vezes, mais de uma centena de componentes químicos, como ésteres, aldeídos, álcoois, cetonas, fenóis, e outros. Essa complexidade química e sinérgica lhes atribui ação antibiótica, antisséptica, antifúngica, analgésica, bactericida, etc. , o que os torna mais eficazes do que muitos medicamentos criados em laboratório, cuja elaboração, às vezes é formulada com muito menos princípios ativos do que os encontrados em apenas um único óleo essencial, extraído de uma única planta.


Qual a utilidade dos óleos essenciais e onde eles são empregados

 

Conhecidos como flavorizantes pela indústria de alimentos; empregados como matéria prima nobre na produção de perfumes e cosméticos; também são largamente utilizados pela indústria farmacêutica, para síntese de compostos aromáticos e remédios. Com propriedades altamente benéficas para a saúde, podem ser utilizados de inúmeras maneiras. Quer seja em tratamentos – para enfermidades de cunho físico ou psicológico -, quer seja enquanto ingrediente gourmet, remetendo-nos as nossas avós de outrora que, sabedoras dos inúmeros benefícios terapêuticos e aromáticos dos temperos e ervas, os empregavam em suas preparações.

 

Como identificar corretamente os óleos essenciais, para comprá-los com segurança

 

Analise o rótulo do frasco de óleo essencial.

Veja o que ele deve conter:
1. Nome popular mais comum da planta
2. Nome científico (botânico)
3. Parte da planta usada para extração
4. País de origem
5. Referência de quimiotipo (variação química), se tiver
6. Referência de geotipo (lugar de origem)
7. Porcentagem de princípios ativos, se necessário
8. Data de envase ou extração e validade
9. Número do lote do produto
10. Nome e registro da empresa/fabricante

 

 

Deseja comprar Óleos Essenciais? O Dandelion te ajuda! Clique aqui!

 

Saiba mais sobre Aromaterapia.

Share

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *